quinta-feira, 6 de outubro de 2011

PROJETO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

A professora estagiária da disciplina de história Iracema Borges da Silva tendo como professora Titular Miriane Cargnelutti,desenvolveu com os alunos do 2º ano do Ensino Médio o Projeto Tecnológico da informação.

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
HISTÓRIA – 6º SEMESTRE

IRACEMA BORGES DA SILVA
ESTAGIARIA

MIRIANI CARGNELUTTI DE SOUZA SILVA
SUPERVISORA DE CAMPO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –
6º SEMESTRE – OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA NO ENSINO MÉDIO

CRUZ ALTA, AGOSTO 2011-08-16


Projeto Tecnologia da Informação

Tema; Redescobrindo a História de Cruz Alta
Turma: 2º Ano 221, Escola Estadual Dom Antônio Reis- Cruz Alta/RS
Duração: 3 aulas

Introdução:

A discussão quanto à utilização da Internet, seus benefícios e malefícios para a sociedade, são constantes. O meio de constante mais importante da atualidade permite que as pessoas façam novos amigos, troquem email, divulguem informações, fotos e vídeos simultaneamente aos acontecimentos, enfim são tantas as praticidades que esse meio trouxe aos usuários.
A internet tem que ser um instrumento que trabalhe ao nosso favor, tem que saber utilizar os recursos que são disponíveis com cautela. Aproveitando-se desse recurso que é tão utilizado pelos adolescentes e grande aliado do professor: portanto para aproveitar esse recurso estou elaborando esta proposta de trabalho.
Criar um ambiente virtual onde o aluno irá treinar a sua capacidade investigativa, buscando desenvolver seu lado reflexivo através do uso da tecnologia aliado a mediação por parte do docente permeando o ensino e desenvolvendo a criaticidade do discente.
O projeto Nossa velha-Nova Cruz Alta é de autoria do Dr.Alfredo Roeber, médico oftalmologista (roeber@comnet.com.br) que recebeu algumas fotos antigas de um amigo, segundo ele “foi o que bastou para ativar meu até então pouco expressivo, diria até quase desconhecido, lado saudoso, e, até certo ponto, nostálgico” Foi o primeiro impulso para se tornar um investigador mesmo não sendo um historiador, mas sim um cidadão embora cruz-altense soubesse muito pouco da sua história.
Seu projeto muito contribuiu para mostrar a história de Cruz Alta, que até então tinha muito poucos documentos divulgando nossa história.
Aos poucos notou que ao mesmo tempo estava contando, através de fotos e algumas informações, a história da cidade já esquecida ou até mesmo nunca sabida para a maioria dos cruz altenses
Frequentemente professores, palestrantes, alunos e outros profissionais entram em contato com ele solicitando permissão para apresentar seus projetos em aula, encontros, palestras,... ”Desde já digo à todos estejam à vontade, pois eu não sou dono da história da cidade”!Eu apenas junto às fotos adiciono numa canção e a canto, mesmo que de uma maneira diferente, aproveitando a tecnologia da internet e sua capacidade chega a milhares de pessoas.
Alfredo considera o trabalho gratificante e prazeroso enquanto tiver material e estimulo pessoal vai continuar a produzi-lo, pois acredita que assim contribui para que a memória do nosso município não desapareça.
Aproveitando da disponibilidade deste projeto que pensei em propor uns desafios para os alunos realizando uma proposta de trabalho aguçando a curiosidade em conhecer o projeto e também realizar uma atividade usando esta ferramenta que tão usada por eles, acredito que será muito interessante.
Ano em o município comemora 190 anos porque não atraí-los para explorar essa história que passa tão despercebida pela população.
Esta proposta de trabalho tem o objetivo de tornar os alunos “um investigador” no resgate e valorização da nossa história usando a tecnologia de forma adequada tornando um trabalho prazeroso.
“SOFTWARE a ser utilizado” Unimedplanaltocentral, de Cruz Alta-RS.
Tema: O Município de Cruz Alta
Fontes de informação: roeber@comnet.com.br).
ESTRUTURA DO PROCESSO: Com o uso de Webquest, os alunos serão levados a sala de informática para iniciar as atividades a serem desenvolvidas através de uma pesquisa orientada pela professora no site indicado.

Atividades:

1ª aula: A professora apresenta um breve histórico do município e a proposta de trabalho, a seguir os alunos serão encaminhados para sala de informática.
2ª aula: Visita orientada a esses locais para que os alunos percebam as diferenças e identifiquem as mudanças ocorridas bem como o crescimento urbano.

3ª aula: Será organizado um seminário para a socialização dos resultados obtidos. Construir um texto do conhecimento adquirido. relatando pontos positivos e negativos da atividade. Postar no blog da escola.


AVALIAÇÃO:
Após a pesquisa serão realizados debates através de fóruns onde os alunos vão expressar virtualmente suas opiniões sobre o tema proposto pela professora buscando a reflexão e argumentação durante a troca de ideias. Será atribuída uma nota no valor de 40 pontos assim divididos: Organização do grupo e do material pesquisado, fotos,.., durante a visita (20), apresentação (10) e elaborar um texto relatando o resultado da pesquisa e destacar os pontos positivos e negativos da atividade proposta, (10).
Conclusão:
Por meio da tarefa realizada buscaremos mostrar aos alunos as diferentes abordagens sobre o tema estabelecido da mesma maneira proporcionando ao aluno criar seu próprio meio de desenvolver-se através das tecnologias da informação e da comunicação disponibilizada nas aulas de história e na sala de informática. Também destacar que o uso da internet é uma ferramenta muito importante e necessária, mas é preciso ter cautela e muita responsabilidade.
Pesquisar fotos e fatos relevantes dos principais monumentos históricos do município, A turma foi dividida em grupos e junto organizou o roteiro, partindo do interesse deles, quais os locais seriam visitados. Também foi determinados critérios para realização das atividades e a avaliação.

Professoras Iracema e Miriane juntamente com os alunos trabalhando na sala digital