quarta-feira, 7 de dezembro de 2011


FEIRA INTERDISCIPLINAR : Sustentabilidade em Foco

A Feira Interdisciplinar: Sustentabilidade em foco teve as exposição dos trabalhos no dia 29.11 nas dependências da Escola.
Os alunos participaram com grande empenho e dedicação desde a montagem do projeto,passando pela pesquisa do tema a ser abordado e pela apresentação do trabalho.
Os trabalhos escritos após o recebimento na direção da escola foram distribuídos aleatoriamente aos professores para análise e avaliação. A avaliação final se deu num conjunto de itens nos quais estavam também a apresentação.
Algumas dos temas abordados: RECICLAGEM, HORTA ORGÂNICA, PROBLEMAS ECOLÓGICOS, REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA, RECICLAGEM SUSTENTÁVEL, RACIONAMENTO DE ÁGUA, ENERGIA EÓLICA, BIOGÁS, REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS, ENERGIAS ALTERNATIVAS, MATERIAIS REUTILIZÁVEIS, RECICLAGEM DE PNEUS, CONSERVANDO O MEIO AMBIENTE, CIDADE SUSTENTÁVEL E PARQUE AMBIENTAL, CISTERNAS NO ARMAZENAMENTO DO ÁGUA E MODA SUSTENTÁVEL
PARABÉNS A TODOS OS ALUNOS , PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS,ORIENTAÇÃO E DIREÇÃO QUE FIZERAM COM QUE ESSE EVENTO ACONTECESSE.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

FEIRA INTERDISCIPLINAR : Sustentabilidade em Foco

FEIRA INTERDISCIPLINAR




Ação Estratégica 3: Qualificação das relações institucionais, a partir do princípio de que a escola precisa garantir sua eficácia através de um trabalho harmonizado e comunitário, pois a escola não pode se fechar em seus muros, isolando-se e isolando seus alunos da própria comunidade de onde vieram e para onde irão.
1.Qualificação do Projeto Feira Interdisciplinar da Escola Dom Antônio Reis, objetivando oportunizar espaço de lazer, cultura, pesquisa e aquisição de conhecimentos a toda a comunidade escolar, através da exposição dos trabalhos produzidos por alunos, funcionários e pais da escola.
ORIENTAÇÕES GERAIS:
Em grupos de 5 alunos irão desenvolver uma pesquisa com o tema central: SUSTENTABILIDADE EM FOCO. A pesquisa deve estar relacionada à física, química, matemática e biologia, agregando outras disciplinas, objetivando a interdisciplinaridade e o envolvimento de todos os professores nas diferentes áreas de conhecimento.
Todos os trabalhos deverão se basear no roteiro do método científico que consiste:
1.OBSERVAR O PROBLEMA
2.ENUNCIAR UMA HIPÓTESE
3.REALIZAR EXPERIMENTOS
4.FAZER OBSERVAÇÕES
5.REVISAR HIPÓTESES e OBTER CONCLUSÕES
AVALIAÇÃO
Avaliação do Aluno: 30 pontos em todas as disciplinas
Os Projetos serão distribuídos aleatoriamente para os professores e a avaliação acontecerá a partir dos instrumentos e critérios abaixo:
CRONOGRAMA
18/10 – Formação para os professores – Orientações Gerais
20/10 – Apresentação para os alunos
20/10 – Início das Inscrições
2511 – Entrega do Projeto
29/11 – Feira Interdisciplinar - Mostra de trabalhos

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Acompanhados da professora Miriani Cargnelutti,da disciplina de História,os alunos do 1º ano do Ensino Médio , turma 212 realizaram um passeio pelas ruas de Cruz Alta com o objetivo de coletar imagens das colunas gregas presentes nos prédios da cidade.

ARTE GREGA EM CRUZ ALTA


PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZ ALTA
Acontecerá no dia 22 de novembro de 2011,na Escola, a Feira Interdisciplinar : Sustentabilidade em foco.Todas as turmas da escola estarão expondo seus trabalhos.Aguardamos ansiosos para postá-los aqui.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

PROJETO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

A professora estagiária da disciplina de história Iracema Borges da Silva tendo como professora Titular Miriane Cargnelutti,desenvolveu com os alunos do 2º ano do Ensino Médio o Projeto Tecnológico da informação.

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
HISTÓRIA – 6º SEMESTRE

IRACEMA BORGES DA SILVA
ESTAGIARIA

MIRIANI CARGNELUTTI DE SOUZA SILVA
SUPERVISORA DE CAMPO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –
6º SEMESTRE – OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA NO ENSINO MÉDIO

CRUZ ALTA, AGOSTO 2011-08-16


Projeto Tecnologia da Informação

Tema; Redescobrindo a História de Cruz Alta
Turma: 2º Ano 221, Escola Estadual Dom Antônio Reis- Cruz Alta/RS
Duração: 3 aulas

Introdução:

A discussão quanto à utilização da Internet, seus benefícios e malefícios para a sociedade, são constantes. O meio de constante mais importante da atualidade permite que as pessoas façam novos amigos, troquem email, divulguem informações, fotos e vídeos simultaneamente aos acontecimentos, enfim são tantas as praticidades que esse meio trouxe aos usuários.
A internet tem que ser um instrumento que trabalhe ao nosso favor, tem que saber utilizar os recursos que são disponíveis com cautela. Aproveitando-se desse recurso que é tão utilizado pelos adolescentes e grande aliado do professor: portanto para aproveitar esse recurso estou elaborando esta proposta de trabalho.
Criar um ambiente virtual onde o aluno irá treinar a sua capacidade investigativa, buscando desenvolver seu lado reflexivo através do uso da tecnologia aliado a mediação por parte do docente permeando o ensino e desenvolvendo a criaticidade do discente.
O projeto Nossa velha-Nova Cruz Alta é de autoria do Dr.Alfredo Roeber, médico oftalmologista (roeber@comnet.com.br) que recebeu algumas fotos antigas de um amigo, segundo ele “foi o que bastou para ativar meu até então pouco expressivo, diria até quase desconhecido, lado saudoso, e, até certo ponto, nostálgico” Foi o primeiro impulso para se tornar um investigador mesmo não sendo um historiador, mas sim um cidadão embora cruz-altense soubesse muito pouco da sua história.
Seu projeto muito contribuiu para mostrar a história de Cruz Alta, que até então tinha muito poucos documentos divulgando nossa história.
Aos poucos notou que ao mesmo tempo estava contando, através de fotos e algumas informações, a história da cidade já esquecida ou até mesmo nunca sabida para a maioria dos cruz altenses
Frequentemente professores, palestrantes, alunos e outros profissionais entram em contato com ele solicitando permissão para apresentar seus projetos em aula, encontros, palestras,... ”Desde já digo à todos estejam à vontade, pois eu não sou dono da história da cidade”!Eu apenas junto às fotos adiciono numa canção e a canto, mesmo que de uma maneira diferente, aproveitando a tecnologia da internet e sua capacidade chega a milhares de pessoas.
Alfredo considera o trabalho gratificante e prazeroso enquanto tiver material e estimulo pessoal vai continuar a produzi-lo, pois acredita que assim contribui para que a memória do nosso município não desapareça.
Aproveitando da disponibilidade deste projeto que pensei em propor uns desafios para os alunos realizando uma proposta de trabalho aguçando a curiosidade em conhecer o projeto e também realizar uma atividade usando esta ferramenta que tão usada por eles, acredito que será muito interessante.
Ano em o município comemora 190 anos porque não atraí-los para explorar essa história que passa tão despercebida pela população.
Esta proposta de trabalho tem o objetivo de tornar os alunos “um investigador” no resgate e valorização da nossa história usando a tecnologia de forma adequada tornando um trabalho prazeroso.
“SOFTWARE a ser utilizado” Unimedplanaltocentral, de Cruz Alta-RS.
Tema: O Município de Cruz Alta
Fontes de informação: roeber@comnet.com.br).
ESTRUTURA DO PROCESSO: Com o uso de Webquest, os alunos serão levados a sala de informática para iniciar as atividades a serem desenvolvidas através de uma pesquisa orientada pela professora no site indicado.

Atividades:

1ª aula: A professora apresenta um breve histórico do município e a proposta de trabalho, a seguir os alunos serão encaminhados para sala de informática.
2ª aula: Visita orientada a esses locais para que os alunos percebam as diferenças e identifiquem as mudanças ocorridas bem como o crescimento urbano.

3ª aula: Será organizado um seminário para a socialização dos resultados obtidos. Construir um texto do conhecimento adquirido. relatando pontos positivos e negativos da atividade. Postar no blog da escola.


AVALIAÇÃO:
Após a pesquisa serão realizados debates através de fóruns onde os alunos vão expressar virtualmente suas opiniões sobre o tema proposto pela professora buscando a reflexão e argumentação durante a troca de ideias. Será atribuída uma nota no valor de 40 pontos assim divididos: Organização do grupo e do material pesquisado, fotos,.., durante a visita (20), apresentação (10) e elaborar um texto relatando o resultado da pesquisa e destacar os pontos positivos e negativos da atividade proposta, (10).
Conclusão:
Por meio da tarefa realizada buscaremos mostrar aos alunos as diferentes abordagens sobre o tema estabelecido da mesma maneira proporcionando ao aluno criar seu próprio meio de desenvolver-se através das tecnologias da informação e da comunicação disponibilizada nas aulas de história e na sala de informática. Também destacar que o uso da internet é uma ferramenta muito importante e necessária, mas é preciso ter cautela e muita responsabilidade.
Pesquisar fotos e fatos relevantes dos principais monumentos históricos do município, A turma foi dividida em grupos e junto organizou o roteiro, partindo do interesse deles, quais os locais seriam visitados. Também foi determinados critérios para realização das atividades e a avaliação.

Professoras Iracema e Miriane juntamente com os alunos trabalhando na sala digital

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

LEGALIDADE 50 ANOS

ENTREVISTA SOBRE OS 50 ANOS DA LEGALIDADE (1961-2011)

NOME DO ALUNO- LUCAS Alzeri
PESSOA ENTREVISTADA-Augusto da Silva Alles

1)QUEM FOI LEONEL BRIZOLA?
A figura de Leonel Brizola alcançou relevância nacional na crise política militar desencadeada pela renúncia de Jânio Quadros em 1961, depois de apenas alguns meses no poder. Jango era vice-presidente do Brasil e deveria assumir, mas um movimento militar se opôs, com o argumento de que, com ele o comunismo chegaria ao Brasil, em meio ao auge dos movimentos sociais.


2)COMO ERA O BRASIL, NA ÉPOCA DA LEGALIDADE?
LEONEL BRIZOLA, então governador do Rio grande do Sul( seu cunhado ), inicia então um movimento de resistência, pregando a legalidade, ou seja , a posse de jango(como João Goulart ficou conhecido). Brizola falava ao povo pela Rádio Guaíba e iniciou o movimento denominado a rede da legalidade. Os discursos de Brizola eram transmitidos a a partir de um estúdio montado no porão do palácio, sob a orientação do engenheiro Homero Simon, que cuidou para que as rádios do interior retransmitissem a programação. Em ondas curtas, a legalidade alcançava ouvintes em outros estados e mobilizava a população.

3)VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA DA IMPORTÂNCIA DA CAMPANHA PELA LEGALIDADE FEITA POR BRIZOLA?
Eu concordo. Durante 12 dias, metade deles ocorridos em agosto e outra metade em setembro de 1961, o Brasil se viu às portas de uma guerra civil. De um lado o poder estava em mãos de uma junta militar cujos os integrantes haviam sido indicados por Jânio Quadros, o presidente que governara apenas por sete meses e que renuciara a faixa presidencial em 25 de agosto. Do outro lado, ergueu-se o governador Leonel Brizola do Rio Grande do Sul, que mobilizou a força pública e a população civil contra o intento da junta militar de não dar posse ao vice-presidente legítimo, o seu cunhado João Goulart. No cabo-de-força que então se instalou, o País por bem pouco não mergulhou numa contenta de sangue que poderia estender-se pelo território nacional por inteiro.

4)DEFINA LEONEL BRIZOLA COM SUAS PALAVRAS.

Que sem ele o Brasil se perderia na época e ele tinha bastante influência tanto pública como civil.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

LEGALIDADE 5O ANOS



A professora Miriani Cargnelutti Silva, disciplina de História realizou com o 2º ano 222 o trabalho LEGALIDADE 50 ANOS (1961-2011) – Histórico sobre a política do Brasil na época do movimento pela Legalidade.
Numa atividade extra-classe os alunos realizaram entrevistas com pessoas que presenciaram o movimento pela legalidade, liderado pelo personagem político e gaúcho Leonel de Moura Brizola.



Alunos: Kelly Tavares e Lucas Silva
Entrevistado: GREMASUL PEDROSO PORTELA

1.Quem foi Leonel Brizola?
Político famoso, uma pessoa simples, educada.Mas uma pessoa que só pensava em si mesmo.A legalidade foi algo muito prejudicial, várias pessoas que o admiravam, que o tinham como exemplo , começaram a desconfiar de seus atos.
Foi então que Leonel Brizola acabou fugindo abandonando tudo, e os que fazima parte junto com eles, uns acabaram fugindo tambérm outros foram massacrados e uns até hoje não foram encontrados seus corpos.
Depois de tudo Leonel Brizola retorna e volta para a política reassumindo sua profissão.

2.Como era o Brasil na época da Legalidade?
Temerosa, políticamente mais agitada, buscando seus ideais, fazendo assim um mandato mais agitado, mais movimentado.Buscava por uma ditadura cívil.Ele criou o grupo dos 11 homens, que se inscreviam,mas não sabiam do que se tratava, quando surgiu a Legalidade, os inscritos foram chamados para a Revolução ,mas não foi consumado.

3. Você concorda ou discorda da importância da campanha pela Legalidade feita por Brizola?
Discordo, por causa de suas atitudes, de seus atos, que não vieram a favorecer os outros. Brizola não se preocupava muito com a opinião dos outros, então,com essas decisões fez com que muitos ou até mesmo a maioria discordasse de sua campanha.

4.Defina Brizola com uma palavra?
HERÓI, pois batalhava por todos os seus objetivos.


RELATO DO GRUPO SOBRE LEONEL BRIZOLA:

Ele foi um político famoso, mas seu único problema era que ele pensava só em si mesmo, se estava bom para ele, não se importava se estava para os outros também.
Fez uma grande revoluçao . E com isso acabou fugindo abandonando tudo.Mas depois de um tempo volta e reassume na política.


Alunas: SUÉLIN LUANA REICHARDT SOARES E JAQUELINE FAGUNDES

Entrevistado: ADIR SOARES


1.Quem foi Leonel Brizola?

Foi um político brasileiro.Prefeito de Porto Alegre, deputado estadual, governador do Rio Grande do Sul, deputado Federal e duas vezes governador do Rio de Janeiro.
Teve uma grande influência política no Brasil e foi exilado pelo Golpe de 1964, sendo um líder da resistência.Por duas vezes foi candidato á presidência do Brasil.


2.Como era o Brasil na época da Legalidade?

Viveu momentos de instabilidade. Os militares temiam que o Brasil se tornasse um país comunista.Antes do Golpe de 1964 o Brasil era um país democrático. No setor econômico houve problema de escassez de alimentos, aumentando seus preços.

3. Você concorda ou discorda da importância da campanha pela Legalidade feita por Brizola?

Eu concordo, porque se ele foi eleito tem que assumir o cargo.


4. Defina Brizola com uma palavra?

LÍDER


Aluna: JULIANA MONTEIRO

Entrevistado: Antônio Monteiro

1.Quem foi Leonel Brizola?

Foi governador do Rio Grande do Sul



2.Como era o Brasil na época da Legalidade?

Teve início em agosto dem 1961, criou a Rede da Legalidade, era um país com ditadura, ou seja uma nação desgovernada por que existia muitos conflitos.


3. Você concorda ou discorda da importância da campanha pela Legalidade feita por Brizola?
Concordo, se não nós estaríasmos na ditadura até hoje.


4. Defina Brizola com uma palavra?

ESPERANÇA


Alunos: Estevão dos Santos de Freitas, João Carlos Saudade dos Santos e Roger Damascena da Silva

Entrevistado: Ronaldo


1.Quem foi Leonel Brizola?

Nasceu em Carazinho, dia 22 de janeiro de 1922.Foi o único político eleito pelo povo para governar dois estados diferentes ( Rio Ghrande do Sul e Rio de Janeiro).
Sua influência política no Brasil durou aproximadamente 50 anos.
Brizola foi um cara bem polêmico.Morreu em 21 de junho de 2004, causa parada cardíaca.


2.Como era o Brasil na época da Legalidade?
O Brasil era contra o governo mas o cara que fez a diferença em mudar o Brasil foi Leonel Brizola em resistir a pressão do Governo Federal , porque Leonel Brizola, governador do Rio Grande do Sul queria que o vice presidente comandasse o país mas o governo federal não quis isso, então Leonel Brizola pediu ao povo para resistir ao governo federal, foi aí que começou a revolução.
3. Você concorda ou discorda da importância da campanha pela Legalidade feita por Brizola?

Concordo, porque foi ele quem começou a revolução do Brasil.Sem ele o país poderia estar vivendo na ditadura.Ele foi o único governador que lutou pela legalidade.

4. Defina Brizola com uma palavra?

LUTADOR


Aluna: Amanda Pase da Silva

Entrevistado: Antônio de Souza

1.Quem foi Leonel Brizola?

Leonel de Moura Brizola, nascido em Carazinho, em 1922, foi eleito governador do Rio Grande do Sul pelo partido do PTB no ano de 1955. Em 1961 convocou o povo para defender o regime constitucional, dando início ao movimento da legalidade.

2.Como era o Brasil na época da Legalidade?

Houve a renúncia do então presidente Jânio Quadros e a posse do vice João Goulart, houve a implantação do sistema parlamentarista reduzindo os poderes do presidente, instituiu-se no sistema econômico o plano trienal,a reforma agrária, reforma política e reforma militar.Os movimentos populares cresceram (UNE, sindicatos)

3. Você concorda ou discorda da importância da campanha pela Legalidade feita por Brizola?

Concordo, porque o movimento da legalidade reivindicava que se cumprissem as leis da constituição dando, por direito, plenos poderes a João Goulart.


4. Defina Brizola com uma palavra?

LÍDER


Aluna: Taciane dos Santos

Entrevistado: Sr. Pedro Araújo


1.Quem foi Leonel Brizola?

Foi um governador do Estado do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro

2.Como era o Brasil na época da Legalidade?

Houve uma revolução, uma meia revolta, mas não teve guerra.

3. Você concorda ou discorda da importância da campanha pela Legalidade feita por Brizola?
Concordo, por isso é que nós hoje estamos na democracia.

4.Defina Brizola com uma palavra?
Era uma pessoa boa.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

5ª SÉRIE APRENDENDO COM O JOGO – Professora Rosane Strieder

JOGO BOLAS DE GUDE

OBJETIVOS: Possibilitar aos alunos a exploração da adição e subtração de frações com denominações iguais, a comparação de frações(maior e menor) e a coordenação motora através do lúdico.
REGRAS DO JOGO: Reúnem-se em grupos de 4 jogadores. Todos os jogadores devem começar o jogo com uma bolinha de gude, lançando-a na caixa. O objetivo é aceitar as aberturas com maior pontuação. Cada vez que a bolinha entrar na caixa o jogador deve anotar na folha de pontuação o número que está acima da abertura da caixa. Ao final da partida vence quem conseguir mais pontos.

SUCESSO DA CAMPANHA DO AGASALHO

Os agasalhos arrecadados na Campanha do Agasalho foram entregues a comunidade no dia 15 de julho durante o dia inteiro.Foi um momento muito importante para os alunos da escola que estavam envolvidas nessa atividade e também para as famílias que receberam com grande alegria as doações.
PARBÉNS PARA OS NOSSOS ALUNOS, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, PAIS E COMUNIDADE QUE DE ALGUMA FORMA SE DOOU UM POUQUINHO . VALEU!!!!!!!!!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

CAMPANHA DO AGASALHO

A Escola Dom Antônio Reis , numa iniciativa dos próprios alunos está realizando a Campanha do Agasalho em forma de Gincana. Até amanhã, dia 12 de julho será feita a arrecadação de agasalhos, fraldas geriátricas, alimentos não perecíveis e calçados.Está ocorrendo um grande envolvimento dos alunos nas arrecadações.
As doações recebidas serão entregues para as famílias de alunos carentes da escola e no Asilo Santo Antônio.PARABÉNS A TODOS POR ESSA INICIATIVA.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

O chefe manda e ordena.Já o líder convida e pede a contribuição da turma.

O QUE PENSAM DO LÍDER?

Uma pessoa que tem carisma,respeito, responsabilidade, saiba dialogar e escutar.Representa a turma junto ao Conselho de Classe transmitindo as informações e o debate realizado no mesmo.

O QUE PENSAM DO PROFESSOR E FUNCIONÁRIO CONSELHEIRO?

Eles podem contribuir, aprofundando o debate com os alunos, ajudando a resolver as dificuldades e as diferenças que a turma tem.
TURMA 221 - DEBATE COORDENADO PELA PROF.CIDA

sexta-feira, 13 de maio de 2011

ELEIÇÕES DE LÍDERES E CONSELHEIROS DE TURMA

51 “ O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente.” Gandhi
61” O líder que exercita o poder com honra trabalhará de dentro para fora, começando por si próprio.”(Blaine Lee)
71 A liderança é a capacidade de conseguir que as pessoas façam o que não querem fazer e gostem de o fazer.Harry Truman
72 Liderança é inspirar outras pessoas com uma visão clara da contribuição que elas podem oferecer John Maxwell
81 “ Nos termos mais simples, um líder é aquele que sabe onde ele quer ir, e levanta, e vai.”(John Erksine)
82 “ Lidere, siga... ou saia do caminho.”(Ted Turner)
211 Os chefes são líderes mais através do exemplo do que através do poder.Tácito
212 Liderança é enxergar as possibilidades de uma situação enquanto outros só conseguem ver as dificuldades.John Maxwel
213” O consenso é a negação da liderança.”( Margaret Thatcher)
221”A diferença entre um chefe e um líder: um chefe diz, Vá! – um líder diz, “Vamos!” ( E.M.Kelly)
222 A liderança é uma poderosa combinação de estratégia e caráter. Mas se tiver de passar sem um, que seja estratégia. Norman Schwarzkopf.
231” Para ser um líder, você tem que fazer as pessoas quererem te seguir, e ninguém quer seguir alguém que não sabe onde está indo.” ( Joe Namath)
232 Conte-me e eu esqueço. Mostre-me e eu apenas me lembro.Envolva-me e eu compreendo. Confúcio
214 O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade.Augusto Cury
223 Liderança é a capacidade de se importar com os outros e, ao fazer isso, liberar as idéias, a energia e a capacidade dessas pessoas. John Maxwell
224 Um dos testes de liderança é a habilidade de reconhecer um problema antes que ele se torne uma emergência.”(Arnold Glasgow)
233 Liderança é a disposição de assumir riscos. John Maxwell